Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
SoundCloud
Flickr

Elza Soares concorre ao prêmio Mulher-Cidadã da Câmara

Elza Soares concorre ao prêmio Mulher-Cidadã da Câmara

Indicação foi feita pelas deputadas Maria do Rosário e Benedita da Silva

As deputadas federais Maria do Rosário e Benedita da Silva indicaram a cantora Elza Soares para o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós, título concedido pela Comissão da Mulher da Câmara dos Deputados. O prêmio é entregue a mulheres que contribuem para o exercício da cidadania, pela defesa dos direitos das mulheres e nas questões de gênero.

Elza Soares tem uma vida com marcas da violência e da falta de oportunidades, assim como é o cotidiano de muitas brasileiras, particularmente as negras e as de origem humilde como ela. Aos 12 anos, por decisão arbitrária de seu pai, casou-se e, no ano seguinte, tornou-se mãe. Antes de brilhar nos palcos trabalhou como lavadeira e como operária em uma fábrica de sabão. Com 15 anos sofreu a perda de seu segundo filho e, aos 18 anos, tornou-se viúva e chefe de uma família. Enfrentou o racismo e o machismo ao longo de toda a vida, tendo sido inclusive ameaçada de morte na década de 1970 por desafiar os padrões da época.

Reconhecida como a cantora do milênio pela BBC de Londres, lançou em 2015 seu primeiro disco de músicas inéditas, A Mulher do Fim do Mundo. As canções tratam de questões de raça e violência doméstica. A faixa “Maria da Vila Matilde” fala sobre a resistência de uma vítima da violência, chamando a atenção para o número de telefone 180, do serviço nacional de denúncia da violência contra a mulher. Desta forma, a canção estimula às vítimas de violência a denunciarem e acessarem o sistema de justiça, responsabilizando seu agressor por meio da Lei Maria da Penha e buscando sua proteção.

Premiação — Neste ano, foram 27 mulheres indicadas ao prêmio, sendo cinco escolhidas para receber o diploma. A escolha ocorre no dia 30 de agosto durante reunião da Comissão da Mulher. O diploma será entregue em sessão solene na Câmara no dia 26 de outubro.

 

Sem comentários Comments

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial