NOTA PÚBLICA SOBRE A CHACINA NO JACAREZINHO
As imagens veiculadas sobre a sobre os acontecimentos no Jacarezinho (RJ) são absolutamente estarrecedoras. É a segunda maior chacina da história do Rio de Janeiro, com 25 mortos e 35 feridos, e na qual a população negra e das comunidades periféricas é atingida em plena pandemia, pelas mãos Estado, que deveria protegê-la.
É necessária uma atitude enérgica do Congresso, das instituições de garantia de direitos e organismos internacionais para elucidar todos os detalhes desta operação, só compreensível pelo clima de ódio que impera no país, pois nenhuma ação policial pode justificar este grau de violência. É um crime contra a humanidade.
Esta ação desrespeitou a decisão do Supremo Tribunal Federal de proibir a realização de operações policiais em favelas e comunidades durante a pandemia, promovendo uma guerra contra a população. Uma operação criminosa e violadora de direitos e garantias fundamentais.
Por isso exigimos ampla investigação, inclusive com a participação da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, a apuração dos mandantes desta operação e responsabilização de todos os agentes de Estado que violaram os direitos humanos.
Maria do Rosário
Deputada Federal (PT/RS)
Ex-Ministra dos Direitos Humanos do Governo Dilma Rousseff