[mkdf_process_carousel_holder][mkdf_process_carousel_item title=”Inicio de vida e militancia” text=”Maria do Rosário Nunes nasceu em Veranópolis, cidade da região nordeste do Rio Grande do Sul. Pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Educação e Violência Infantil e doutora em Ciência Política pela mesma universidade. Começou a militância no movimento estudantil secundarista, em Porto Alegre (RS), e foi como professora da rede pública municipal e estadual que obteve notoriedade no movimento sindical. ” digit=”01″ image=”5123″ link=””][mkdf_process_carousel_item title=”Vereança em Porto Alegre” text=”Eleita em 1992 vereadora da capital gaúcha, a mais jovem parlamentar até aquele momento e reeleita 1996, como a mais votada da história de Porto Alegre. Em seus dois mandatos, Rosário presidiu as comissões de Educação e de Direitos Humanos e também foi líder do PT e do governo municipal na Câmara Municipal.” digit=”02″ image=”4787″ link=””][mkdf_process_carousel_item title=”Mandato Estadual” text=”Filiada ao PT desde 1994, foi eleita deputada estadual em 1998 e presidiu a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 1998.” digit=”03″ image=”4351″ link=””][mkdf_process_carousel_item title=”Mandato Federal” text=”Em 2002, elegeu-se deputada federal, sendo reeleita em 2006, 2010 e 2014 e 2018. Na Câmara Federal, foi relatora da CPI Mista que investigou as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes e presidiu a Comissão de Educação e a Comissão Especial da Lei Nacional de Adoção. Também foi coordenadora da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. ” digit=”04″ image=”4367″ link=””][mkdf_process_carousel_item title=”Ministério dos Direitos Humanos” text=”Maria do Rosário coordenou ainda o programa de governo nas áreas de Direitos Humanos, Educação e Políticas para as Mulheres na primeira eleição presidencial de Dilma Rousseff (2010). Em 2011, licenciou-se do mandato para assumir a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, sendo a primeira mulher a ocupar a pasta. Como ministra de Direitos Humanos teve atuação de destaque na afirmação de direitos para todas as pessoas, trabalhando sempre com os temas Memória e Verdade, Pessoas com Deficiência, Idosos, Diversidade Religiosa, LGBT, Crianças e Adolescentes, Igualdade Racial, Gênero, entre tantos outros. Nesse período integrou e presidiu diversos conselhos nacionais.” digit=”05″ image=”5005″ link=””][mkdf_process_carousel_item title=”Mandato federal atual” text=”Em abril de 2014, reassumiu o mandato de deputada federal. Foi escolhida vice-líder da bancada do PT na Câmara e participou ativamente do processo de defesa da democracia e do mandato legítimo da Presidenta Dilma Rousseff. Lutou contra as reformas de Temer, e atuou no parlamento para defender os direitos da população.
Reeleita em 2018 para representar o povo gaúcho em seu quinto mandato, Maria do Rosário está na luta pela democracia, soberania e por diretos. É titular das Comissões de Constituição e Justiça, que analisa a constitucionalidade de todos os projetos da Câmara dos Deputados antes de serem apreciados definitivamente pelo plenário, e de Cultura, onde é vice-presidenta. Suplente na Comissão de Educação e na Comissão de Legislação Participativa, também coordena a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. ” digit=”06″ image=”5006″ link=””][mkdf_process_carousel_item title=”Representação Internacional – PARLASUL” text=”Maria do Rosário assumiu recentemente um cargo de deputada no Parlasul, representando oficialmente o Brasil no parlamento do Mercosul. O Parlasul é um espaço de representação política e legislativa do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e Venezuela. Junto com esses países, vamos construir uma agenda de respeito aos direitos humanos e o fortalecimento da cidadania dos nossos povos.
Reeleita em 2018 para representar o povo gaúcho em seu quinto mandato, Maria do Rosário está na luta pela democracia, soberania e por diretos. É titular das Comissões de Constituição e Justiça, que analisa a constitucionalidade de todos os projetos da Câmara dos Deputados antes de serem apreciados definitivamente pelo plenário, e de Cultura, onde é vice-presidenta. Suplente na Comissão de Educação e na Comissão de Legislação Participativa, também coordena a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. ” digit=”07″ image=”6944″ link=””][/mkdf_process_carousel_holder]