“Dossiê: feminicídios no Rio Grande do Sul” é apresentado para Câmara Federal e ALRS
É preciso agir para dar um basta nos feminicídios. É o que mostram os alarmantes relatos e dados apresentados durante a audiência pública para apresentação do “Dossiê: Feminicídios no Rio Grande do Sul”, elaborado pelo Levante Feminista contra o feminicídio, organização da sociedade civil composta por inúmeros coletivos e entidades.
O dossiê foi entregue hoje para a Assembleia Legislativa do RS e para a Câmara Federal em audiência pública realizada pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara, através do mandato da deputada federal Maria do Rosário, e da Procuradoria da Mulher da ALRS com a deputada estadual Sofia Cavedon.
Além disto, foram apresentadas também 10 propostas de ações concretas que podem ser tomadas pelos governos para mudar essa triste realidade. O RS é o quarto estado do Brasil com maior índice de feminicídios consumados e o terceiro em tentativas. A violência contra a mulher no Brasil deve estar de forma central na pauta de governantes, algo que não acontece nos governos Bolsonaro e Leite/Ranolfo.